Skip
Close

Perguntas Frequentes

3. Recuperação de acesso/ Ativação de utilizador

Caso tenha perdido o acesso à plataforma eletrónica de contratação pública anoGov, pelo facto de estar a utilizar um novo certificado digital qualificado e necessita de associar o mesmo ao seu registo, deve efetuar os seguintes passos.

Aceda à página de anoGov de uma entidade adjudicante à sua escolha e selecione a opção “Recuperar Acesso”:

Este processo consiste em identificar a empresa e o utilizador para o qual é necessário efetuar a recuperação de acesso à plataforma.

Após efetuar este procedimento, o utilizador em questão receberá um email com um código de validação (poderá demorar até 10 minutos. Esta informação é apresentada na página da plataforma:

Após a receção do email com o código de ativação, deverá efetuar a ativação do utilizador selecionando a opção “Ativar Utilizador” da página de anoGov da entidade adjudicante.

Será apresentada a seguinte janela:

Preencha os campos referentes ao NIF da empresa, email do utilizador que se encontra a efetuar a recuperação de acesso, coloque o código de ativação recebido no email e clique em “Prosseguir”.

De seguida aceda à opção “Listar / atualizar certificados” e adicione o novo Certificado Digital Qualificado que está inserido na sua máquina clicando em “Adicionar”, na listagem de certificados.

Por fim, selecione o botão “Enviar” para concluir o processo de ativação de utilizador.

NOTAS:

  1. Deverá selecionar a opção de autenticação para conseguir efetuar a autenticação na plataforma e a opção de assinatura caso o certificado seja utilizado para a assinatura de documentos.
  2. Se estiver a utilizar os certificados da Multicert ou cartão do cidadão deve adicionar os dois certificados o de autenticação e de assinatura. Se utilizar o certificado da DigitalSign apenas terá um certificado para adicionar.
  3. Caso pretenda utilizar a componente de assinatura e a mesma não esteja ativa, deverá entrar em contacto com a entidade certificadora do seu certificado.
  4. Após a utilização do código de ativação ou a passagem dos três dias de envio do mesmo, este expira, sendo necessário o envio de novo código.

Aproveitamos esta oportunidade para informar que um CDQ – Certificado Digital Qualificado contém informação sensível relativa à pessoa e/ou organização a que pertence, ainda que esteja fora do prazo de validade, ou seja, já tenha expirado. Para evitar prejuízos resultantes do uso indevido ou do acesso não autorizado por parte de terceiros, aconselhamos a destruição do dispositivo de forma a invalidá-lo definitivamente.

Load More

n/a