Skip
Close

13 March, 2017

ANO Software avança com projeto europeu para a prevenção do risco das cheias

FLOOD-serv

A Casa do Território em Vila Nova de Famalicão e a sede da ANO Software foram os locais escolhidos para a realização do último de cinco workshops no âmbito do projeto europeu “FLOOD-serv – Inundação, Emergência e Serviço Público“.

No seguimento dos workshops já realizados em Génova, Bratislava, Tulcea e Bilbao, o evento realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, centrou-se na partilha de conhecimentos e apresentação dos componentes técnicos do projeto e respetivas expectativas após a implementação.

Com o objetivo de criar sinergias e de sublinhar a importância do projeto, estiveram presentes Manuel Amorim, CEO da ANO e Ricardo Mendes, vice-presidente e vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Aos parceiros europeus, foi apresentada a realidade existente no concelho famalicense, ao nível das características do território e da problemática das cheias no rio Ave e do rio Este.

Pedro Leite, da ANO Software, tal como Susanne Sonntagbauer da Cellent e Nuria Martínez da Answare, foram os responsáveis por expandir a discussão para o nível técnico, partilhando os componentes existentes que serão usados na solução.

Numa abordagem transnacional foram analisadas todas as potencialidades do projeto que poderá ser ajustado para ser usado também para outros tipos de situações de emergência, não apenas em caso de inundação. Quanto aos critérios de desempenho, o sistema de informação suporta o armazenamento e processamento de um grande volume de dados e é projetado para ter uma velocidade de resposta em tempo real, durante os eventos críticos.

O projeto, iniciado em setembro de 2016, tem previsto uma duração de 3 anos, e está agora pronto para avançar para a segunda fase, centrada na implementação da solução.
De referir que este projeto coloca a ANO como referência a nível da inovação e do desenvolvimento tecnológico, a ANO orgulha-se de considerar que a responsabilidade envolvida nesta missão é uma confirmação adicional do valor dado pela Comissão Europeia à equipa portuguesa.

Acompanhe o projeto aqui.

n/a